Uma das formas de aumentar o número de clientes e vender mais na sua loja virtual é investir em publicidade. O marketing digital pode ser um grande aliado, com plataformas variadas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outras que permitem segmentar os seus anúncios para atingir o seu público-alvo. Além disso, você pode optar por parcerias com influenciadores digitais para alcançar um maior número de clientes interessados nos seus produtos ou serviços.
O trafego pago hoje me dia esta muito famoso, você vê varias empresas anunciando no Google ads, facebook ads e instagram ads, basta fazer uma pesquisa e você facilmente ira encontrar ate mesmo seu concorrente anunciando.
Se você tem uma loja virtual de roupa você deve pensar nessa estratégia com exatidão, pois, o mercado esta cada vez mais concorrido e é necessário ter uma estratégia eficiente para você não bater de frente com grandes lojas, tais como mercado livre, shopee e etc, pois, essas lojas investem centenas de milhares de reais. Vou te dar um exemplo do que deve ser feito com estratégia.
Por exemplo, se você vai anunciar no Google ads sua loja de roupa, você deve focar nas palavras chaves fundo de funil e não as topos de funil. “Loja de roupas” é uma palavra chave do seu ramo, mas ela é topo de funil, há muita busca mas não é especifica. “Camisa preta plus size” essa palavra chave já é fundo de funil, digamos que você tenha uma loja de roupa voltada para plus size comprar, logo, você já se livrou de 90% da concorrência, somente por sub nichar o seu ramo e escolher uma palavra chave topo de funil.
O mesmo funciona para qualquer ramo. Vou deixar mais um exemplo aqui para não pensarem que só estou pensando em loja virtual. Digamos que você seja advogado de são Paulo, jamais anuncie para “advogado são Paulo” pois ela é topo de funil e você vai concorrer com muita gente, vale mais a pena anunciar para a fundo de funil, exemplo: advogado especialista em como aumentar meu score, pegou a idéia? evite palavras chaves “perguntas” como truque para aumentar score.
Outra maneira eficaz de conseguir mais clientes para a sua loja virtual é investir em SEO (Search Engine Optimization). O tráfego orgânico é obtido com as buscas naturais realizadas no Google, Yahoo ou Bing e funciona como uma grande vitrine para os seus produtos. Dessa forma, você pode atingir um maior número de potenciais clientes que já estão interessados nos seus produtos ou serviços.
A estratégia de SEO requer mais paciência, ou seja, é uma estratégia a longo prazo que leva em media de 3 até 12 meses para surgir efeito. Tudo irá depender da concorrência, ramo, palavras chaves e etc que você deseja ranquear. Por isso, muitas pessoas não gostam do SEO, pois não gostam de esperar e acabam optando pelo trafego pago que basta você pagar e já estará aparecendo nas primeiras posições do Google ou com um anuncio na cara do seu possível cliente no instagram ou facebook. Muitas pessoas não possuem o dom de “esperar” e querem resultados imediatos. O SEO para quem tem paciência é uma maquina de dinheiro, pois, depois de estar nas primeiras posições, dificilmente você sairá de lá, somente se você estiver fazendo “coisas erradas”.
Também existem algumas estratégias de marketing mais tradicionais, como e-mail marketing, que ainda são extremamente úteis para quem deseja captar mais clientes. O envio de newsletters personalizadas com conteúdos específicos para o seu público e campanhas promocionais oferecendo descontos exclusivos também podem ser boas maneiras de conseguir novos clientes para a sua loja virtual.
Por fim, é importante investir tempo na criação de uma experiência de compra agradável para os seus clientes, com um serviço de atendimento ao cliente eficiente e um design moderno que facilitem o processo de compra. Além disso, oferecer opções variadas de pagamentos podem ser uma boa forma de conquistar novos clientes confiantes na sua loja virtual.
Com essas estratégias, você poderá ter mais clientes na sua loja virtual e vender mais! Boa sorte!