Exemplo de formulário de solicitação de cotação encontrado na página de contato da Foundation Six. Em algum momento, alguém deve ter dito a todos os web designers do mundo que divulgar publicamente nossos preços é uma coisa terrível de se fazer.
O pensamento é um pouco assim. Se você se vender pelo preço, conseguirá clientes que só se importam com o preço. Se você se anuncia como um serviço ou como um investimento, obterá clientes que pagarão o que for preciso para atingir seus objetivos de design.
Faz sentido, certo? Quando fundei meu negócio de web design, Plato Web Design , certamente pensei assim. E, por anos, mantivemos nossos detalhes de preços em segredo.
Então, no ano passado, decidimos fazer uma mudança simples: começamos a mostrar abertamente nossos preços em nosso site. E também não em alguma página de preços escondida. Colocamos nossos preços diretamente na página inicial do nosso site.
Preços transparentes exibidos na página inicial do Plato Web Design. Nosso raciocínio por trás disso é bem simples: eventualmente você terá que falar sobre custos. Por que não tirá-lo do caminho mais cedo?
Resultados
Ser completamente aberto com nossos preços de web design levou a:
- Aumento de 15% na receita
- 20% mais clientes recorrentes
- Um processo de vendas incrivelmente simplificado
Deixe-me falar sobre alguns dos maiores benefícios que obtivemos com a transparência de preços.
Economizamos muito tempo
No passado, passávamos a maior parte de nossos dias tendo discussões confusas com clientes em potencial que, como descobrimos mais tarde, não tinham o orçamento necessário para nossos serviços. Com nossos preços agora listados abertamente em nosso site, recebemos muito menos clientes fora do nosso mercado-alvo e sabemos que os leads que recebemos viram nossos preços e estão confortáveis com eles. Em outras palavras, podemos pré-qualificar nossos leads, economizando muito tempo e permitindo que nos concentremos em clientes com maior probabilidade de trabalhar conosco.
Ganhamos mais dinheiro
Melhoramos nossa receita média por cliente em cerca de 25% e a receita total em 15%. Quando você está fazendo um pitch para um cliente que tem um orçamento vago, você é forçado a jogar um jogo de adivinhação: você pode ir para a grande venda (com muitos serviços incluídos) e arriscar assustá-los devido ao choque do adesivo, ou você pode ir para a venda de preço mais baixo, mas mais garantida. Mas não há necessidade de jogar esse jogo de adivinhação, porque a maioria dos clientes está disposta a dizer quanto está disposta a gastar. Uma vez que tenhamos uma compreensão superficial do que um cliente deseja, criamos uma estimativa rápida e a executamos por eles.
Algo como: “Isso provavelmente vai custar alto. Isso é confortável para você?” Se eles disserem “não”, apresentamos uma solução reduzida. Se eles disserem “sim”, sabemos que temos alguma margem de manobra para trabalhar. Quando estamos mais cientes do que os clientes pretendem gastar em seu site, podemos ajustar nossas ofertas ao orçamento deles.
Paramos de assustar clientes em potencial
Boas empresas de design têm sites que parecem incríveis. E quando você investe tanto tempo e esforço para fazer seu site parecer incrível sem divulgar seus preços, você pode dar aos clientes em potencial a ideia errada de que você está muito fora da faixa de preço deles, mesmo que não esteja.
Construímos confiança desde o início
Quando você é direto e transparente sobre os custos de seus serviços, algo estranho acontece: seus clientes começam a agradecer por isso. Ser aberto com nossos preços ajuda a ganhar a confiança de nossos clientes. A arte de atrair novos clientes é construir confiança e encontrar uma maneira de facilitar a vida deles.
Preços transparentes ajudam a fazer as duas coisas. Quando divulgamos abertamente nossos preços, dá aos clientes a ideia de que também seremos transparentes e diretos em tudo o que fizermos.
A linha inferior
Ser transparente com nossos preços nos dá leads mais qualificados, gera mais receita e nos ajuda a desenvolver confiabilidade logo no início do ciclo do projeto.
Pode não ser certo para todos os negócios, mas se você estiver em web design, eu realmente acredito que é um acéfalo.